Sabemos como as mídias sociais podem ser poderosas para uma marca – é uma das formas mais eficazes de alcançar as massas e criar consciência para sua empresa.
 
Mas há outro lado da mídia social que é igualmente importante: converter seguidores em clientes ou leads – alguém que em meio à tanta exposição, de tantas marcas, produtos e serviços, se interessou pelo seu conteúdo/proposta e se cadastrou, deixou seus dados em algum formulário, abrindo a oportunidade para que você o conduza até uma venda.
 
Conversões de mídia social são o último sinal de sucesso para os profissionais de marketing. Construir uma audiência de centenas de milhares de seguidores é bom, mas a sua marca tem a capacidade de levá-los a agir?
 
Esse é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam nas mídias sociais, especialmente para os profissionais de marketing encarregados de provar a eficácia das campanhas de mídia social.

Se você está lutando para transformar seus seguidores do Twitter, Facebook e Instagram em leads, aqui estão sete dicas rápidas para otimizar suas conversões de mídia social:

1. Torne seu site com boa navegação para smartphones e tablets
Em um estudo recente da comScore, 80% do tempo gasto em mídias sociais é através de um dispositivo móvel.

Isso significa que a maioria das pessoas que você está direcionando da mídia social para sua página de destino a visualiza em um smartphone ou tablet. O problema é que muitas páginas de destino ainda são feitas da perspectiva dos visualizadores de desktop, quando deveriam ser responsivas – ou seja, adaptadas para uma boa visualização em mobiles.

Quando você cria páginas de destino para gerar conversões de mídia social, precisa pensar a partir de uma perspectiva de celular. Isso significa manter o site mais leve, dimensionando suas imagens corretamente e simplificando. Não precisa ser completamente despojado, mas você precisa priorizar os elementos mais importantes.


2. Seja breve
Lembre-se, as pessoas nas mídias sociais não estão necessariamente no “modo de compra”. Elas estão no Twitter, no Instagram ou no Facebook para se entreter, acompanhar o que está acontecendo ao redor do mundo e passar o tempo. Se você direcioná-los para uma página de vendas de 1.500 palavras ou um vídeo de 20 minutos, eles provavelmente não clicarão.

Em vez disso, faça suas páginas de destino breves. E pense em termos de leads – e não de vendas. Os usuários de mídia social estão no topo do seu funil, portanto, a probabilidade de convertê-los em uma v

enda é muito menor do que obter o endereço de e-mail ou fazer com que eles se inscrevam em uma avaliação gratuita. Quanto menos informações você coletar, melhores serão as conversões de mídia social.

O exemplo perfeito disso é o Snapchat. É um aplicativo somente para celular e seu website reflete isso. Quando você visita o site em seu telefone, verá uma página de destino muito minimalista com o único propósito de fazer o download do aplicativo. Tocar no fantasma direciona você para a loja de aplicativos para baixar o aplicativo.


3. Posts de mídia social de teste de divisão

Antes de se preocupar em fazer as pessoas se converterem em sua página de destino, você precisa realmente levá-las à página. Isso significa otimizar suas postagens de mídia social. Quer se trate de seus tweets, fotos no Instagram ou posts no Facebook, você precisa ter certeza de que são atraentes para clicar.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é através do teste de divisão. Crie variações dos mesmos Tweets ou tente postagens no Instagram com diferentes legendas ou imagens. Isso ajudará você a determinar o que funciona melhor para o seu público. A última coisa que você quer é desistir de uma campanha cedo demais, porque acha que isso não funciona, quando o problema pode ser apenas o texto ou a imagem.

Além de testar seu conteúdo de mídia social, teste também dias e horários diferentes – existem muitos fatores que influenciam a maneira como um post de mídia social será convertido, e é importante saber em qual horário seu público está mais ativo nas redes sociais.


4. Criar páginas de destino específicas da rede

Você já ouviu falar de marketing baseado em conta? É basicamente uma maneira mais extravagante de dizer personalização. Segundo a Insighter, o marketing baseado em contas pode resultar em quatro vezes mais tráfego. O desafio é descobrir uma maneira de fornecer uma experiência personalizada para as pessoas que visitam sua página de destino a partir das mídias sociais.

Ainda não estamos no ponto em que você pode inserir o nome de uma pessoa ou o nome de usuário do Twitter e do Facebook em sua página de destino. Mas uma tática simples que você pode usar é tornar suas páginas de destino específicas para a rede social de onde seu tráfego está vindo.

Por exemplo: você pode direcionar as pessoas diretamente para o produto anunciado ao invés de para a página inicial do seu site; se você direcionar pessoas para sua página de destino do Twitter, poderá personalizá-las usando um esquema de cores claras semelhante ao Twitter ou integrar Tweets de forma criativa. Tornar a transição da rede social para sua página de destino o mais suave possível aumentará suas chances de converter usuários.


5. Peça envolvimento

Ficar mais atento às suas postagens de mídia social e, subsequentemente, à sua página de destino, aumentará suas chances de conversão. Se você não estiver usando Tweets promovidos ou Anúncios do Facebook, pode ser difícil obter o alcance orgânico necessário para direcionar o tráfego de mídia social para sua página de destino. Mas você pode amplificar facilmente seu alcance pedindo às pessoas que compartilhem sua postagem ou página de destino com seus seguidores.

É tão simples quanto adicionar “marcar um amigo” ao final dos seus Tweets ou colocar botões de compartilhamento social na sua página de destino.

Quanto mais pessoas começarem a compartilhar suas postagens, mais chances de criar um efeito de bola de neve. Outras pessoas irão compartilhá-lo e adicionar mais tráfego. Comece a incluir uma frase de chamariz para incentivar as pessoas a compartilhar suas postagens nas redes sociais.


6. Use imagens melhores

As imagens são uma enorme peça de marketing de mídia social. Na verdade, as postagens no Facebook com imagens aumentam em 2,3 vezes o engajamento do que aquelas sem elas. É provável que 71% dos profissionais de marketing digital usem recursos visuais em seu marketing de mídia social.

Lembre-se, sua mensagem é apenas parte da equação quando se trata de fazer com que as pessoas cliquem em seus tweets ou postagens no Facebook. Sem uma imagem que chame a atenção, há uma chance de as pessoas estarem passando pelo seu conteúdo de mídia social sem vê-lo realmente. Milhares de Tweets são escritos a cada segundo, e mais de 95 milhões de posts no Instagram são enviados todos os dias. Seu conteúdo está competindo com todo esse conteúdo para a atenção dos usuários de mídia social. Suas imagens podem ajudar você a se destacar.

Então, que tipo de imagens você pode usar para capturar o olho do seu público? Veja algumas práticas recomendadas para usar imagens para aumentar sua taxa de conversão de mídia social:

  • Use rostos para o Instagram: De acordo com um estudo realizado pelo Georgia Institute of Technology , posts no Instagram com rostos recebem 38% mais Likes do que aqueles sem eles.
  • Use grandes imagens para ilustrar o resumo dos posts de seu site/blog para o Twitter e Facebook: o BuzzSumo descobriu que Tweets com grandes cartões de resumo recebem três vezes mais interações.
  • Crie imagens específicas para as redes: você pode considerar a criação de imagens especificamente para gerar conversões de mídia social, em vez de usar apenas a imagem que o Twitter ou o Facebook puxam do seu site. Essa é uma boa ideia para empresas que tendem a usar imagens de estoque como imagens em destaque. Criar gráficos personalizados com cores vibrantes ou até mesmo uma chamada de ação pode ser muito mais envolvente.
  • Não use muito texto: seus recursos visuais não devem ser invadidos por texto. Isso é parte da razão pela qual o Facebook implementou sua regra de 20% para anúncios. Salve o texto para uso em suas manchetes ou legendas do Instagram.

7. Use prova social

Entre dois Tweets, aquele com maior probabilidade de ser clicado, provavelmente é aquele com mais compartilhamentos e Likes. Como seres humanos, somos condicionados a tomar decisões com base no que outras pessoas pensam. É por isso que analisamos as avaliações antes de fazer compras e pedimos opiniões antes de tomar decisões. Nós nos importamos com o que as outras pessoas pensam.

A prova social é quando as pessoas tomam decisões com base em como algo popular está nas mídias sociais. Por exemplo, um artigo com milhares de compartilhamentos de mídias sociais é visto como mais confiável – já que muitas pessoas o compartilharam. Depois de ver todos esses compartilhamentos, você pode ficar tentado a seguir o pacote e compartilhá-lo também.

Tente obter o maior número possível de compartilhamentos em seu conteúdo de mídia social. Você pode colocá-lo na parte superior do seu feed ou até mesmo fazer uma promoção paga para criar uma boa quantidade de compartilhamentos sociais. As ações extras adicionarão mais credibilidade a ela e farão com que ela pareça ainda mais popular.

Você também tem que acompanhar suas conversões de mídias sociais para saber o que está funcionando.

Há duas coisas que você deve seguir:

  • Conversões de cliques: a porcentagem de pessoas que clicam de sua postagem na mídia social para sua página de destino.
  • Conversões da página de destino: a porcentagem de pessoas que acessam sua página e as convertem.

Para conversões de páginas de destino, você precisa ter o acompanhamento integrado por meio do Google Analytics, Sales Force ou outra ferramenta. Você teria que dividir seu número de conversões pelo número de exibições de página exclusivas. O que conta como uma conversão será diferente, dependendo dos seus objetivos. Pode ser uma inscrição por e-mail, avaliação gratuita ou qualquer outra configuração definida por você. Só precisa ser algo definitivo que possa ser rastreado.


Sempre há espaço para melhorias

Se você tem uma alta taxa de conversão de mídia social ou luta apenas para fazer com que uma pessoa clique na sua página de destino, sempre há espaço para melhorias. Dê uma olhada nas dicas acima e veja o quanto você pode aumentar essa taxa de conversão.

Outro recurso que pode ajudar na conversão de vendas, é a recente ferramenta de Marcar Produtos no Instagram e Facebook. Para isso, você precisa ter uma Loja Virtual já em andamento e fazer a integração (se precisar de ajuda para esse processo, clique aqui). Se o seu negócio é produto e você ainda não tem uma loja, fale conosco.


E lembre-se: sua marca não precisa estar em todas as mídias sociais. Listamos o Instagram, Facebook e Twitter como as três principais mais acessadas e que melhor se adaptam à maioria dos negócios na web. Ainda assim, nem sempre seu produto ou serviço podem provocar interesse nas três. Mensure de onde você obtém melhores resultados, e foque-se nesse canal específico – que pode ser um só, dois, ou mesmo os três.


Que dicas e truques você já tentou para aumentar suas conversões de mídia social?


Tradução do texto de Dominique Jackson – blogger profissional, especialista em marketing de entrada e viciada em Twitter.


 

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