11 4551.1128 | 11 99567.9430 (MKT/ADM) ou 11 98433.4484 (CRIAÇÃO/ARTE) mail@agenciadb.com.br

Nem todo mundo sabe, mas  o Instagram permite três tipos de conta – conta pessoal (que pode ser aberta ou fechada), perfil comercial (para fins comerciais)  e criador de conteúdo (para quem tem uma marca).

E qual é o melhor perfil e quando usar cada uma das contas? Se você também tem dúvida,  entenda os detalhes.


Perfil Comercial

Um perfil comercial no Instagram nada mais é do que uma conta que, além das funções básicas da rede social, integra outras especificamente projetadas para empresas – é possível incluir vários dados sobre seu negócio, como informações de contato, número de telefone, endereço de e-mail, endereço físico, entre outras.

Mas o aspecto mais interessante em relação aos perfis das empresas é a possibilidade de acesso aos dados estatísticos do Instagram para ter informações adicionais sobre os próprios seguidores, a interação do seu público com os conteúdos postados na plataforma, anúncios, e assim por diante.

As métricas do Instagram Comercial mostram:

Número de visualizações e visitas;
Número de impressões;
Atividade dos seguidores;
Número de cliques no link da bio, link nos Stories e cliques em contato;
Quantas pessoas salvaram seu post;
Respostas dos Stories;
Informações demográficas;
Horários que seus seguidores estão ativos.

Além disso, as contas comerciais também podem ser vinculadas ao Facebook Business e Estúdio de Criação – o Meta Business, aplicativo que gerencia melhor as contas do Instagram e Facebook e oferecem várias vantagens como insights, criação de anúncios, programar, editar ou excluir publicações.

As contas comerciais também tem mais recursos de stickers, músicas, etc, e são as primeiras a serem incorporadas nos recursos novos da plataforma.


Perfil de Criador de Conteúdo

O perfil de criador de conteúdo é muito semelhante ao comercial, com a diferença que a conta é voltada para influenciadores, pessoas físicas e, como o nome diz, criadores de conteúdo. Com este tipo de conta, é mais fácil gerenciar mensagens de clientes em potencial e decidir qual conteúdo publicar.

São perfis um pouco mais humanizados do que os corporativos. Além disso, os  relatórios  gerados pelas  contas de criadores de conteúdo do Instagram são diários ou semanais e referem-se principalmente a dados relacionados aos usuários que seguem o perfil.


E a conta pessoal?

A conta pessoal é voltada para perfis comuns. Ela é muito mais limitada, ou seja, não há dados estatísticos, programação de postagens ou possibilidade de fazer anúncios. Também não é possível vincular a outros aplicativos (exceto o Facebook). Outra diferença é que nesse tipo de conta você pode manter seu perfil fechado, enquanto nas outras duas não.

Portanto, o perfil pessoal só é recomendado para usuários que usam a rede social para se conectar a seus amigos e ter relações pessoais.


É possível mudar o perfil das contas?

Sim – em qualquer tempo.

E você pode fazer um teste para saber qual tipo de conta se encaixa em seu perfil – e se não gostar, pode voltar pra trás: a mudança de tipo de perfil pode ser feita a qualquer momento e quantas vezes você quiser – apenas todos os dados estatísticos anteriores são perdidos cada vez que se faz a alteração. Então, se for necessário, printe antes porque depois você não terá mais acesso.

PARA MUDAR, SIGA ESSES PASSOS:

  • Faça login no Instagram;
  • Dentro do seu perfil, clique sobre os três pontinhos/risquinhos localizados no canto superior;
  • Vá em Configurações e depois em Conta;
  • Selecione o item Mudar tipo de conta e selecione de acordo com o que deseja fazer: se é “Mudar para conta de criador de conteúdo”, “Mudar para conta comercial” ou mesmo “Mudar para conta pessoal” – os passos são os mesmos;
  • Abrirá um aviso e clique em Mudar;
  • Configure o novo perfil de acordo com as mudanças e pronto: ele altera na hora!

Ficou com alguma dúvida? Chame a gente pelo direct do Instagram ou pelo Whatsapp no final da página.


 

× Como podemos te ajudar?