Dizem as estatísticas que as mulheres são as grandes empreendedoras da ‘era aberta’ do mundo. À frente de negócios grandes e pequenos, muitas de nós são a mão que impulsiona a marcha da economia (e muitas já ocupam cargos no alto escalão de gigantes do mercado).

Mas bem sabemos que realizar o sonho de estar à frente de um ‘negócio pra chamar de meu’, é tarefa que exige dedicação, pesquisa, desprendimento e mais um sem número de considerações – e isso vale para qualquer pessoa que queira empreender.

Meu pai sempre nos alertou sobre o fato de usar o próprio nome à frente de uma empresa – se, por ex., depois se quer vender, surge o primeiro impasse: ninguém quer adquirir e tocar um negócio que tem um nome personalizado que o liga a algo único. Isso não significa que você não possa usar seu nome como marca, apenas que deva considerar todas as possibilidades – e correr os riscos.

Assim, para negócios em geral, confira algumas recomendações de especialistas sobre o ‘nome perfeito’ se você sonha com essa empreitada – e boa sorte! 😉

 :. Prefira nomes curtos – são mais fáceis de memorizar e uma marca se torna forte quando é lembrada pelo consumidor. Considere também que o nome da sua marca será usado para e-mails, sites, redes sociais, etc.

:. Escolha um nome fácil de pronunciar – isso ajuda a localizar a marca – especialmente na web, que hoje é um canal bastante importante em qualquer segmento.

:. Não copie o concorrente – nomes parecidos confundem o consumidor e podem gerar complicações judiciais.

:. Evite nomes muito comuns – eles não distinguem a marca das demais empresas existentes no mercado.

:. Preserve seu nome – embora seja uma forma de personalizar o negócio, se a empresa for vendida, ou falir, seu nome ficará associado a ela. Você pode considerar o uso das siglas: elas personalizam e ampliam o alcance da marca.

:. Evite nomes que façam sentido só para você – para ter um maior alcance, ele deve ser auto-explicativo e ser coerente com o propósito comercial da empresa.

:. Registre o domínio, mesmo se você não pretende fazer o site imediatamente – o custo é baixo (R$ 40,00/ano) e você já deixa reservado. Faça uma busca na internet e cheque se não há outra empresa com o mesmo nome (para consulta, acesse o site Registro Br). Antes disso, verifique se o nome também está disponível para uso nas redes sociais nas quais você quer se inserir como marca (lembre-se que todas elas só tem um único usuário para cada nome).

:. Se o seu negócio for físico, considere registrar a marca –  a finalidade principal do registro de marca é garantir ao seu titular seu uso exclusivo na identificação de suas atividades e também de ter o direito de impedir terceiros desautorizados a fazerem uso de expressões iguais ou semelhantes na identificação das mesmas atividades. É um processo longo e caro, que deve ser levado em conta quando seu negócio já estiver em andamento. O registro de marca no Brasil é feito exclusivamente pelo INPI, onde você pode fazer uma consulta de nomes para saber se a marca está disponível para ser usada e registrada.


Fonte: Estadão / Imagem adaptada: Google


 

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