Design é tema central de Abstract – The Art of Design, série documental da Netflix com oito episódios que narram a trajetória e o processo criativo de profissionais de áreas como designer, ilustração, arquitetura e fotografia.

Abstract conta histórias que derrubam a tese romântica das inspirações que nascem dos atos simples do dia a dia. Todos os personagens – profissionais renomados internacionalmente em áreas como ilustração, fotografia e arquitetura – trabalham duro. Rodam pela cidade observando de grafites a letreiros, de painéis à arte de rua, tentando encontrar o impulso inicial para dar forma e contexto aos anseios de seus clientes.

Acrescente aí o desespero por prazos enxutos,  projetos que não vingam – resultando em meses de trabalho em vão -, e períodos em que, muitas vezes, a criatividade desaparece.

O mais interessante nos episódios, com pouco mais de 40 minutos de duração cada, é que não é preciso ser de áreas ligadas à arte ou design para se encantar com as histórias – mas para quem trabalha no meio a integração é imediata.

A primeira que assistimos foi Paula Scher, da Agência Pentagram, em NY – a maior empresa do mundo em consultoria de design independente, gerida por 21 parceiros – um grupo de amigos que são todos líderes em seus campos individuais.

A famosa designer gráfica, amante incondicional da tipografia, pinta com palavras, desenvolvendo linguagem visual de marcas e instituições icônicas de todo o mundo – como o Public Theater de NY, Tiffany & Co., Citi (Citibank quando se fundiu à Traverlers), capas de discos famosos, entre outros ícones.

Marca Visual do HIGH LINE PARK, NY

Um dos que adorei foi o processo de criação do logo do High Line Park, em NY: utilizando a memória do local, antes uma linha de trem, o traço foi tão simples quanto genial.

Assista aqui uma palestra dela no TED.

Outra história interessante é do ilustrador alemão Christoph Niemann, com um expressivo número de mais de 20 capas da revista New Yorker no currículo – a média é de três ou quatro por autor. Metódico até no número de horas para criar, mostra ideias que resultam em imagens pixeladas, muitas tiradas de criações com Legos.

Como as histórias não são interligadas, não é preciso seguir a ordem dos capítulos, mas vale conferir todas. Se você é amante de esportes, não deixe de ver Tinker Hatfield, designer da Nike e criador do icônico Air Jordan, tênis com mais de 20 gerações que teve em seu estudo inicial os impactos específicos sofridos pelos pés de jogadores de basquete – e um dos pioneiros nos estudos de calçados destinados para cada tipo de atividade física.



Assista ao trailler e depois não deixe de ver a série na Netflix.



 

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