A maioria dos clientes que chegam até nós e já tinha outra Agência cuidando de seus sites, marketing e redes sociais, não tem nenhuma informação de suas contas – o que, não raro, gera um processo desgastante de transição.

É certo que quando você contrata alguém para lhe dar suporte – e isso vale para qualquer segmento -, tem que haver uma relação de confiança entre as partes, mas considere que parcerias e sociedades acabam e, usando uma metáfora, para navegar em outros mares com o mesmo barco é preciso ter algum controle, saber pelo menos por onde começar para continuar comandando as velas e não afundar.

Assim, vamos listar alguns cuidados que você deve ter em relação ao mundo digital – quando nada, porque a pessoa que te atende pode morrer, ficar doente, mudar de país, perder o contato ou até se desentender com você. Então, anote aí o que você pode fazer para se proteger das ocorrências inesperadas:

– Registre sempre o domínio de seu site em seu nome e dê acesso apenas técnico para os administradores. Os órgãos de registro de domínios fazem uma série de exigências (pertinentes, obviamente) quando se precisa provar que se é o dono de um domínio (é um processo burocrático e demorado, mesmo se o requerente for o nome em que o domínio está registrado).

– Nas redes sociais, senhas como as do Twitter e Instagram tem que ser compartilhadas; mas registre sempre o seu número de celular e e-mail para a eventual necessidade de qualquer tipo de recuperação. No Facebook, as fanpages estão ligadas aos perfis pessoais e você deve ser o administrador de sua página e delegar um dos outros status (editor, moderador, anunciante, analista, colaborador ao vivo) para quem vai te ajudar; mas como algumas funções apenas o administrador pode executar, na maioria das vezes você terá que dar acesso completo, o que não impede que alguém mal intencionado te descadastre de sua própria fanpage – e contra isso, infelizmente, ainda não temos solução (é uma das falhas de segurança do FB). No Pinterest, dê acesso apenas ao painel que será administrado em conjunto com você.

– Tenha sempre todos os acessos ao seu site – seus dados de FTP (login e senha) e seus dados de acesso ao banco de dados e hospedagem. Em qualquer tempo, para qualquer coisa relacionada ao seu site, você vai precisar dessas informações.

Claro que, assim como no Facebook, nada impede que mesmo tendo todos esses elementos, seu site, banco de dados e redes sociais sejam sumariamente deletados. Mas com essas precauções simples, os ventos podem ser mais favoráveis…  😉

E não esqueça também de solicitar a quem fez seu logotipo, papelaria (cartões, folders, etiquetas, blocos de memorandos, todo material que se pretenda impresso) e fotógrafos os arquivos de imagens em alta resolução. Isso também é imprescindível para que seu projeto não pare caso você perca o contato com esses profissionais.



× Como podemos te ajudar?