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Criar uma Fan Page nas Redes Sociais é um passo importante para marcar presença institucional, mas não adianta muito se ela não alcançar pessoas que tomem conhecimento dela e seu conteúdo.

E esse público, infelizmente, não aparece espontaneamente nem cai dos céus.

Há diversas opções disponíveis para aumentar a base de fãs de uma página, mas como saber o que dá resultado? Dependendo do segmento de atuação e objetivo de marketing da página, essas soluções podem variar e para critérios específicos você precisará de um analista de mkt. Mas há algumas soluções que, em geral, costumam ser eficientes.

Fuja das soluções mágicas – É grande o número de “empresas” que vendem Likes. Esqueça isso! Em primeiro lugar, porque essas curtidas dificilmente serão segmentadas em função do seu negócio e por isso dificilmente estarão de acordo com a Persona desenhada em seu plano de marketing digital como representante do seu público alvo. Não há como aumentar o número de seguidores no Facebook que forma consistente usando este tipo de estratégia.

O segundo motivo é bem mais sério. Muitas dessas empresas conseguem essa “mágica” utilizando recursos que infringem as Diretrizes do Facebook Para Fan Pages e por isso, no final da história você ainda poderá acabar sendo punido por tal prática.

SMO – Social Media Optimization – Antes de tudo, submeta seu site e blog a um processo de SMO – Social Media Optimization, ou seja, deixe-o preparado para interação com seu novo canal nas mídias sociais. Para aumentar o número de seguidores no Facebook, em primeiro lugar você deve preparar o site em termos de ferramentas de compartilhamento e interação.

Instale os botões clássicos de engajamento do Facebook como Curtir e Compartilhar em locais como posts em seu blog – e outros em que faça sentido a presença destes elementos.  Essas medidas incentivam o engajamento e ajudam a aumentar sua base de seguidores no Facebook.

Insira os botões sociais em sua template de e-mail – Providencie um lugar de destaque para os botões de engajamento na template de e-mail usada no dia a dia da sua empresa. Lembre de forma indireta a seus contatos que você também tem uma presença no Facebook. Isso além de mostrar mais este canal de comunicação aos seus assinantes, também ajudará a divulgar a sua página.

Uma boa opção é incorporar o botão ou um link na assinatura de e-mail. Torne isso um padrão para toda a empresa e colaboradores. Esse é um detalhe muitas vezes negligenciado nas empresas.

Exiba seu endereço no Facebook em outras mídias sociais – A maioria das mídias sociais oferece um espaço para inserção do seu endereço em outras redes em seu perfil e até mesmo nas suas publicações. Não deixe essa oportunidade de lado e trate logo de incorporar o endereço da sua Fan Page também nesses perfis.

Outra dica para quem deseja saber como aumentar o número de fãs no Facebook é incluir um convite para Curtir a sua página de fãs na mensagem de agradecimento por seguir no Twitter. A lógica é simples: já que a pessoa segue você no Twitter, é provável que ela vá querer seguir também no Facebook.

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