O QUE TEM EM COMUM?
Qual dos grandes nomes do e-commerce é o seu preferido? Amazon? Ebay? Submarino? Walmart? É comum admirar grandes empresas e tê-las como referência, quando você abre o seu próprio negócio.
E você provavelmente já se pegou pensando qual é a receita por trás de tanto sucesso, não é mesmo?
Bem, não existe fórmula mágica. Grandes negócios, em geral, são resultado de boas ideias, muito trabalho duro e, às vezes, uma pitada de sorte.
Mas algumas características são comuns aos grandes desse setor (que, como você, também começaram pequenos). Veja quais são elas:
Ser paciente
Não dá para achar que a sua loja virtual vai se tornar a maior e mais lucrativa em seu segmento de uma hora para a outra. Fundada em 1994, a Amazon só deu lucro pela primeira vez em 2002, oito anos depois.
O importante é não desanimar se as coisas estiverem mais complicadas do que você imaginou. Controle seu orçamento para não ter problemas com finanças, reveja suas ações de marketing e descubra onde é necessário focar seus esforços para conquistar novos clientes.
Investir no negócio
Sabemos que uma das grandes vantagens do e-commerce é que você pode começar gastando pouco. Mas é preciso ter em mente que não dá para fugir de alguns investimentos se o seu objetivo é crescer.
Em primeiro lugar, sua loja precisa de um visual profissional, com um logotipo bacana e um layout bonito. Depois, é preciso investir em divulgação. As ações de marketing serão suas aliadas para atrair o público.
Tudo isso requer investimentos. Você pode buscar capital de terceiros ou mesmo começar a reverter parte do lucro do negócio para investir no seu crescimento.
Jeff Bezos, o fundador da Amazon, começou o negócio em uma garagem. Mas logo foi atrás de investidores que topassem financiar o crescimento da empreitada, levantando 140 mil dólares de dois investidores anjos logo no primeiro ano de vida da empresa.
Inspirar confiança
Outro ponto crucial para garantir o sucesso do seu e-commerce é conseguir ganhar a confiança de seus clientes. Novamente, não espere que isso aconteça de um dia para o outro, procure construir esse relacionamento com o tempo.
Comece cumprindo o básico, como respeitar o prazo de entrega e ser transparente em todas as etapas da compra. Além disso, trabalhe sua marca para que ela se torne referência no seu segmento.
Grandes nomes do e-commerce ganham clientes pela confiança que eles transmitem. Mas lembre-se: eles não começaram grandes. Essa reputação foi construída ao longo de muitos anos de dedicação.
Dica: Academia UOLhost